Cachaça Companheira pelo mundo.

companheira pelo mundo
Cachaça Companheira pelo mundo.

A Cachaça Companheira vem conquistando paladares exigentes no Brasil e no mundo e certamente a prova disso são os diversos prêmios acumulados no Brasil e no exterior.

Recentemente a Companheira Extra Premium teve destaque e foi muito elogiada em um dos principais sites de bebida destilada do Reino Unido.

O The Fat Rum Pirate, o site é especialista em avaliação de Rum, bebida que também é produzida a partir da cana-de-açúcar, muito conhecida e consumida na Europa.

Neste ano, através do Cachaça Festivals UK, especialistas e o público em geral entraram em contato com a cachaça e degustaram a cachaça Companheira Extra Premium 8 anos que estava disponível para degustação durante o evento.

Vale a pena conferir a tradução da matéria aqui em nosso blog!

 

 

Cachaça Companheira Extra Premium

Cachaça Companheira Extra Premium.

É uma cachaça criada pelo engenheiro químico Natanael Carli Bonicontro.

Durante uma aula de laboratório de engenharia bioquímica, ele teve sua primeira oportunidade de produzir cachaça, ficando surpreso e encorajado pelos seus esforços rudimentares e se apaixonou pela cachaça.

Em 1994, ele iniciou sua própria jornada em direção à produção da cachaça artesanal, antes de tudo construindo sua própria destilaria para produzir a Cachaça Companheira.

O nome dessa cachaça Companheira é inspirado em aves locais de Jandaia do Sul, no Paraná o João-de-Barro que passa a vida inteira com um único amor.

A Companheira Extra Premium tem um bom número de medalhas de ouro e outros prêmios.

A Companheira Extra Premium é produzida com linhagens de cana-de-açúcar que apresentam alto teor de açúcar e são colhidas apenas nos meses de inverno.

Uma vez destilada em pequenos lotes em Pot Stills, é envelhecida por 8 anos em barris de carvalho. É engarrafada em garrafas de 700ml a 40% de graduação alcoólica.

Como você pode ver, a apresentação dessa Cachaça é bastante sofisticada e certamente já está preparada para os mercados europeu e ocidental.

A Companheira tem várias cachaças em sua linha. Esta é a segunda cachaça mais envelhecida que produzem depois da 12 anos.

É vendida a cerca de R$ 230,00, que funciona em torno de £ 45.

Eu esperaria pagar em torno de £ 75-80 no Reino Unido no momento em que você levar em conta os impostos de importação e o preço elevado do álcool no Reino Unido.

Se quiser pode visitar o site, vale a pena conferir. Tudo é muito bem apresentado. E você também aprenderá que a Companheira Extra Premium tem um bom número de medalhas de ouro e outros prêmios.

Harmonização – Frutas vermelhas, com ganache e sorvete com cachaça Companheira Extra Premium

Harmonização – Frutas vermelhas, com ganache e sorvete.

Então, mesmo antes de eu ter experimentado esta Cachaça, a expectativa e nível ficou bem elevado.

Então vamos ver o que vou encontrar.

No copo a Companheira Extra Premium é um dourado a marrom escuro. No nariz é muito picante – gengibre, anis, canela e algumas notas amadeiradas muito boas de carvalho aquecido.

Há uma doçura sentida no nariz – uma nota adorável de mel e uma nota ligeiramente perfumada.

A interação com o carvalho é muito aparente e dá a cachaça um ar de um bom Rhum Agricole bem envelhecido.

É complexo com um bom peso de álcool doce e uma verdadeira maluquice que se mistura com as notas de carvalho.

Há uma nota ligeiramente ácida com um toque de vinho branco.

Devido ao envelhecimento mais “tradicional” (para mim e para os seguidores de Rum) em carvalho, isso decerto passaria facilmente num nariz cego como um idoso Rhum Agricole. Isso me lembra muito Rhum JM e Clement.

O gole não dá muito para tornar isso uma óbvia Cachaça.

Para aqueles de vocês, que só experimentaram Cachaça jovem sem ter sido envelhecida, esta será uma experiência muito diferente.

Eu aconselho qualquer um que tenha experimentado cachaça sem envelhecimento, e sobretudo não tenha gostado particularmente, para procurar uma cachaça mais velha para uma nova experiência sensorial.

A Companheira talvez não seja tão gramada quanto a maioria dos Agricole quando tomados.

É bastante pesado nas notas de carvalho dando um arranjo doce / azedo realmente agradável de temperos na entrada.

Um golpe inicial de doçura de mel é seguido por explosões de gengibre, raspas de limão, damascos e alguns (curiosamente) amendoins.

Tem um equilíbrio muito agradável no palato.

Ele se move lindamente no palato intermediário, que é um equilíbrio leve e refrescante de especiarias aquecidas, carvalho e apenas um toque de frescura de hortelã.

Esta é uma cachaça que eu sinto que poderia ser muito popular na Europa.

O acabamento está de acordo com o resto desta Cachaça.

É complexo, mas não excessivamente, e a interação com o carvalho, juntamente com os 8 anos de envelhecimento, nos deixaram com um espírito muito equilibrado e integrado.

O acabamento não é enorme, mas é rico, acolhedor e satisfatório.

Esta é uma Cachaça que eu sinto que certamente poderia ser muito popular na Europa.

É, sem dúvida, Cachaça, mas o envelhecimento em carvalho torna um pouco mais familiar para o paladar dos bebedores de “rum”.

 

Confira a matéria publicada no site The Fat Rum Pirate, na integra aqui.

 

Ainda não conhece nossa loja e Alambique, venha fazer uma visita!
Cachaça Companheira, loja e alambique

Rod BR369, Km04 – Jandaia do Sul – PR

Cadastre-se e receba dicas  de harmonizações!



A Companheira está presente em diversas redes sociais. Siga, curta e compartilhe nossos conteúdos. Fique sempre por dentro de todas as novidades e em contato direto com a gente.

FacebookInstagramYoutube

Deixe sua sugestão, comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *