Um mestre na química dos blends paranaenses: Natanael Bonicontro

O engenheiro químico Natanael Bonicontro construiu uma alta reputação na produção de cachaças artesanais no Paraná nos últimos 27 anos. A Cachaça Companheira sempre esteve classificada entre as melhores do país e parte desse sucesso vem de um processo produtivo diferenciado – Saiu na MídiaMapa da Cachaça

Matéria publicada por  Ana Paula Palazi, no site Mapa da Cachaça em 19/12/2021.

Quando era jovem, Natanael Bonicontro experimentou destilar a bebida que lhe havia rendido uma das piores bebedeiras. Foi amor, à segunda vista. Agora, ele é o responsável pela produção da Cachaça Companheira e ouvi-lo falar do destilado brasileiro é ter uma aula particular de história da cana-de-açúcar e química dos destilados. O engenheiro químico faz as coisas de forma diferente. A fábrica da Companheira, no Vale do Ivaí (PR), não é um alambique típico de Cachaça.

Natanael comprou a propriedade em 1993 para realizar o sonho de empreender e não queria “imitar” as destilarias tradicionais da região, fortes na produção de aguardente em coluna. Em vez disso, ele projetou e mandou construir seu próprio alambique, inspirado num processo de refino sofisticado, como o do petróleo. Leitor assíduo de livros, também bebeu de referências sobre a produção de uísque para desenvolver o destilador contínuo, inteiramente de cobre, com partes de fácil remoção para limpeza periódica, evitando o acúmulo de substâncias indesejáveis na bebida.

CACHAÇA NÃO É SÓ ÁLCOOL E ÁGUA, ELA TEM MUITOS COMPONENTES. NAS USINAS, O FUNCIONAMENTO CONTÍNUO GERA ACÚMULO DE SUBSTÂNCIAS NA COLUNA, QUE SÃO CONTAMINANTES, POR CONTA DA MANEIRA DE OPERAR. EU INTERROMPO E ESGOTO A COLUNA DIARIAMENTE, ESGOTO O ÓLEO FÚSEL, QUE É O ÓLEO DA CANA. MEU DESTILADOR É UM MISTO DE ALAMBIQUE POR BATELADA COM OPERAÇÃO CONTÍNUA, COM AS VANTAGENS DOS DOIS MÉTODOS DE DESTILAÇÃO.” NATANAEL CARLI BONICONTRO, PRODUTOR DA CACHAÇA COMPANHEIRA

Aproveite nossa promoção, Compre a Melhor Cachaça do Brasil, sem sair de casa.

  • combos premiados cachaça companheira


Cachaça Companheira: muito além da química

O alambique da Cachaça Companheira está situado em Jandaia do Sul, cidade que busca o título de capital paranaense da cachaça e a certificação de denominação de origem.

O Paraná possui nove indicações geográficas e, se aprovada, essa será a primeira em cachaça do estado, especialmente, por causa da família Bonicontro. Jandaia aparece como a segunda cidade com maior número de marcas de aguardente do país, atrás apenas de São Roque de Canaã (ES), mas, quando se fala em produção artesanal de cachaça, nenhuma é tão prestigiada como a Companheira, única produtora da cidade.

O produtor aprendeu a teoria da destilação na faculdade, mas foi como engenheiro de processamento de petróleo, na Petrobras, que adquiriu o conhecimento prático aplicado, hoje, no alambique. Por mais estranha que possa parecer a comparação, Natanael explica: petróleo e cachaça têm igualmente, em sua composição, gases, substâncias voláteis, coração e cauda. Além dos rótulos próprios, a Companheira produz para marcas como a Cachaça 4 madeiras Estância Moretti – medalha de duplo ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2021 – e tem influenciado a formação de novos produtores, como a microdestilaria de gin it44, nascida de um estágio na cachaçaria paranaense.

Natanael tem como meta alcançar a pureza das bebidas e, para isso, entende que é preciso controlar todo o processo. Ele colhe o máximo de doçura da cana-de-açúcar no canavial próprio. O que acontece no período de temperaturas mais baixas do inverno. Não usa produtos químicos e faz o corte manual, sem uso de fogo. Aplica leveduras próprias da cana para a fermentação em caldo o mais limpo possível, resultado dos cuidados na colheita e moagem. Ao mesmo tempo, acrescenta ter um solo rico em nutrientes, onde predominam rochas vulcânicas, que influenciam a fertilidade das plantas e autenticidade da cachaça.

“O SOLO DE JANDAIA DO SUL É MUITO RICO EM TODOS OS MINERAIS. AQUI, NÃO PRECISAMOS MOER PÓ DE ROCHA PARA MISTURAR NA TERRA. ESTAMOS EM CIMA DA PRÓPRIA ROCHA. NOSSO MICROCLIMA, A VARIEDADE DA CANA QUE USAMOS, O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO E A DESTILAÇÃO NA COLUNA DE COBRE GARANTEM UMA CACHAÇA COM BAIXO TEOR DE CONGÊNERES, O QUE CONFERE LEVEZA À BEBIDA”, DIZ.
cachaça-companheira-loja-e-alambique
Rod BR369, Km04 – Jandaia do Sul – PR


nossa_historia-natanael-bonicontro-cachaca-companheira-entrada-do-alambique-em-jandaia-so-sul

Cachaça artesanal: a realização de um sonho

Natanael está ampliando os tipos de madeira usadas no envelhecimento. Adepto do consagrado carvalho e famoso pelos blends, ele busca novos temperos, para além da tradição em imburana e da aposta em castanheira. Jaqueira parece estar na lista das madeiras brasileiras que serão adquiridas.

“AS MADEIRAS BRASILEIRAS SÃO BOAS PRA COMBINAR COM OS CARVALHOS. O PRIMEIRO BLEND DE CARVALHO COM MADEIRAS BRASILEIRAS FOI A CACHAÇA COMPANHEIRA GATINHA, CARVALHO FRANCÊS E AMERICANO, UM POUCO DE IMBURANA E CACHAÇA PRATA PRA EQUILIBRAR. FIZEMOS TAMBÉM A ESTÂNCIA MORETTI 4 MADEIRAS E A COMPANHEIRA DUETO QUE É UM BLEND PREMIUM TERMINADO EM BARRIS DE CARVALHO FRANCÊS.”

Em 2022, quer ter também a própria marca de gin. Como autodidata, tem feito testes para compreender a influência dos botânicos e a diferença dos tipos de álcool para além do que lê nos livros. “A minha meta era viver do meu negócio. Foi longo o tempo de caminhada para chegar até aqui e, hoje, a empresa está crescendo. Me considero realizado, minhas filhas trabalham junto comigo e vão dar continuidade no negócio”.

Assim como o pai, as filhas Raquel de Brito Bonicontro e Sara de Brito Bonicontro também são apaixonadas por cachaça. Raquel é a master blender da Cachaça Companheira, já Sara cuida da imagem da marca. O nome é inspirado no comportamento do pássaro joão-de-barro e tem muita semelhança com a história dessa família cachaceira, resumida numa frase no slogan: “Mais do que feita à mão, Cachaça Companheira é feita com o coração”. Outra razão para experimentar.

Ana Paula Palazi

Jornalista, repórter, especialista em jornalismo científico e cachaceira. Atualmente, misturando comunicação, cachaça e percepção pública da C&T num mestrado pela Unicamp.


Cadastre-se para receber nossos conteúdos, dicas, coquetéis  e harmonizações.


    A Cachaça Companheira está presente em diversas redes sociais. Siga, curta e compartilhe nossos conteúdos. Fique sempre por dentro de todas as novidades e em contato direto com a gente.

    TripAdvisor

     

    Deixe um comentário

    gdpr-image
    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.
    Ver mais