Cachaça Companheira Extra Premium Carvalho – Análise Sensorial

Cachaça Companheira Extra Premium CarvalhoAnálise Sensorial

Assim como no Brasil, a Cachaça Companheira vem despertando interesse e elogios por entusiastas, degustadores e especialistas, mundo afora.

Esta é a terceira análise sensorial (review) com matéria exclusiva publicada no Reino Unido.

The Fat Rum Pirate, site especialista em avaliação de Rum, bebida que também é produzida a partir da cana-de-açúcar, muito conhecida e consumida na Europa.

Vale a pena conferir a tradução da matéria aqui em nosso blog!


  • Cachaça Companheira Single Barrel terceira Edição

Aproveite nossa promoção, Compre a Melhor Cachaça do Brasil, sem sair de casa.


Cachaça Companheira Extra Premium Carvalho, Análise Sensorial por The Fat Rum Pirate.

 

Companheira Extra Premium Carvalho. Esta é a terceira cachaça da Companheira que reviso.

Estranhamente, uma também se chamava Companheira Extra Premium sem a parte Carvalho. No entanto, também é envelhecida em Carvalho.

A diferença entre os dois produtos parece ser um simples caso de idade. Portanto, embora ambos sejam considerados “Extra Premium” (um absurdo em si), este foi envelhecido em barris de carvalho por 4 anos, em oposição aos 8 anos da Extra Premium. Como isso os torna “Extra Premium” está além da minha compreensão.

Conforme a legislação brasileira de Instrução Normativa MAPA nº 13 de 29/06/2005

2.2.11 Cachaça Extra Premium: É a bebida envelhecida por um período não inferior a 3 (três) anos.

Que contém 100% (cem por cento) de Cachaça em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros.


Companheira Extra Premium Carvalho é produzida em Jandaia do Sul, no estado do Paraná. Que não é muito famosa por sua produção de cachaça (premium).

A Companheira foi fundada por Natanael Carli Bonicontro, que se interessou pela produção de cachaça enquanto estudava na Universidade. Ele teve a oportunidade de produzir uma cachaça como parte de uma aula de Engenharia Bioquímica! Parece muito mais divertido do que as aulas de ciências que me lembro da escola …

nossa_historia-natanael-bonicontro-cachaca-companheira-entrada-do-alambique-em-jandaia-so-sul

Natanael Carli Bonicontro – Produtor da Cachaça Companheira

Em 1994 Natanael começou a desenhar e a construir o seu próprio engenho de açúcar, que pretendia utilizar exclusivamente para a produção da Companheira. Escolheu chamar a Cachaça de Companheira, em referência ao pássaro João-de-Barro que passa a vida inteira com uma única companheira.

Destilaria de Cobre da Cachaçaria Companheira

A Companheira Extra Premium Carvalho é produzida a partir de cana-de-açúcar colhida manualmente na propriedade onde se encontra a destilaria e o engenho de açúcar no Vale do Rio Ivaí. A cana é colhida durante o inverno e eles usam uma variedade de cana com alto teor de açúcar.

A cachaça é destilada em Destilaria de Cobre (Imagem acima) e envelhecida 4 anos em barris de carvalho. Mais precisamente, barris de carvalho americano, provavelmente ex-bourbon ou barris de uísque. Observa-se que é então “finalizado” em barris de carvalho francês de “primeiro uso”.

barris de carvalho cachaça companheira

Barris de Carvalho Francês

Companheira Extra Premium Carvalho vem em uma variedade de tamanhos de garrafa e também notei dois designs diferentes que parecem ainda estar à venda no Brasil.

O rótulo foi alterado este ano, conforme abaixo. A garrafa “tamanho grande” de Companheira Extra Premium Carvalho tem 670ml e custa cerca de (£14). É engarrafado com  graduação alcoólica de 40% em volume.

Companheira Extra Premium Carvalho, a cachaça agradável, com notas suaves de baunilha, envelhecida 4 anos em barril de carvalho americano e finalizada em barris de carvalho francês de primeiro uso. Novo Rótulo 2021.

Muito parecida com o sua irmã mais velha, ela vem em uma garrafa cônica que se torna mais fina em direção ao topo. Parece um pouco mais alto que a Companheira Extra Premium. Não há caixa de apresentação com esta cachaça e ela é fechada com uma rolha de cortiça, não uma tampa de rosca. Em termos de apresentação, é bastante moderno e certamente não seria incomum entre os runs premium. Uma versão de 500ml (foto abaixo) também está disponível.

Cachaça Companheira Extra Premium Carvalho Exportação - Envelhecida 4 anos em barril de carvalho

Agora gostei muito da Companheira Extra Premium Carvalho, por isso espero que também goste desta versão mais jovem.


Cadastre-se para receber nossos conteúdos, dicas, coquetéis  e harmonizações.


    Então vamos começar e ver como esse gostinho do Brasil vai abaixo….

    No nariz, Companheira Extra Premium Carvalho é surpreendentemente frutado, com algumas notas fortes de uvas brancas e frutas exóticas – lichia, maracujá e um toque de goiaba.

    Um nariz mais profundo revela algumas notas amanteigadas, um bom sopro de baunilha e algumas especiarias de carvalho muito suaves.

    É um nariz muito agradável com uma nota ligeiramente perfumada também. Muito bem equilibrado.

    Na boca, é mais amadeirado do que o nariz sugere. Também é um pouco mais substancial. É um destilado bastante movido a madeira, mas não é exagero em termos de influência do carvalho. Em muitos aspectos, é bastante parecido com rum. Surpreendentemente, também muito parecido com rum de melaço.

    Portanto, o gole inicial é bastante picante com notas de baunilha, notas de bourbon, nibs de cacau e um toque de gengibre. Outros goles revelam uma nota afrutada de conhaque – uvas brancas e um toque de pêra.

    No palato médio, Companheira Extra Premium Carvalho, desenvolve-se numa mistura muito bem equilibrada de chocolate preto, baunilha, especiarias do carvalho e um toque de carvão de barrica.

    É muito bem equilibrado ao longo do gole e não sinto necessidade de misturar. É o tipo de cachaça que eu acho que não vale a pena misturar. Sim, tenho certeza de que funcionaria bem, mas acho que você certamente perderia algumas das especiarias mais sutis e notas complexas nesta bebida.

    No final, é talvez onde a Companheira Extra Premium Carvalho mostra a sua idade. Também pode ser uma combinação do ABV de 40%. Parece desaparecer um pouco mais rápido do que eu esperava.

    A entrada inicial é ótima. O palato médio constrói muito bem e o final é bastante agradável.

    Dito isso, esta é uma cachaça mais do que decente. Certamente uma boa referência para a Companheira Extra Premium.


    Confira a matéria publicada no site The Fat Rum Pirate, na integra aqui.

     


    Ainda não conhece nossa loja e Alambique, venha fazer uma visita!

    cachaça-companheira-loja-e-alambique


    A Cachaça Companheira está presente em diversas redes sociais. Siga, curta e compartilhe nossos conteúdos. Fique sempre por dentro de todas as novidades e em contato direto com a gente.

     

    Deixe um comentário

    Entrar

    Perdeu sua senha?

    Criar uma conta?